É uma estratégia de vendas online no varejo, sem estoque. Toda a estrutura de armazenagem dos produtos, logística, preparo e envio são de responsabilidade do fornecedor.
O vendedor é apenas responsável pela divulgação e marketing dos produtos. Em formar a vitrine, vender e repassar a informação ao fornecedor que fará todo o trâmite deste processo. Sendo apenas um intermediário.
A palavra dropshipping significa sem estoque na fonte ou a tradução ao pé da letra, remessa direta. O que justifica o método de vendas digitais.
Quem realiza as atividades e trabalha com este sistema é chamado de dropshipper.
Não é necessário muito investimento, uma vez que não precisará dispor de espaço para estoque e armazenagem. Porém, todos os seus gastos serão direcionados para o marketing, na divulgação nos canais digitais.
O dropshipper fica apenas com um valor percentual sobre as vendas. A partir daí é que o vendedor recebe seu faturamento e dá sustentação ao negócio.
Saber escolher fornecedores confiáveis é a chave para o sucesso de uma loja online ser bem sucedida dentro deste modelo.
Como fazer dropshipping e ter sua loja sem estoque?
Com a loja montada e no ar, veja como funciona o trabalho do dropshipper:
Quando for pesquisar sobre quais produtos vender no dropshipping, tenha em mente sempre que a segmentação é a melhor recomendação.
Ter fornecedores específicos é muito mais fácil para controlar o estoque. Encontre bons fornecedores, que podem ser fabricantes, distribuidores e atacadistas e/ou plataformas específicas que fazem a ponte com os fornecedores cadastrados.
Trabalhar com produtos de nicho, direcionados ao público-alvo, pode te ajudar a conseguir uma melhor otimização nas buscas por produtos, além de ter a verba para divulgação nas mídias mais detalhada em palavras-chave.
Pesquise o nicho escolhido e seus concorrentes, e também procure por produtos que se destaquem dele. Um item com maior procura no mercado pode gerar indisponibilidade no estoque.
Se possível, compre um produto deste fornecedor e verifique a qualidade, entrega e forma de atendimento que ele terá com você. Não avalie somente o preço. Fique de olho se o tempo de entrega é viável e, caso construa um bom relacionamento, este é o mesmo que passará a enviar os produtos para seu cliente.
Vale mencionar que alguns produtos possuem uma busca maior durante o ano: produtos para tecnologia, utensílios para casa, artigos para bebês, beleza e linhas de cosméticos e itens para pet são algumas indicações de vendas.
Também é bom dizer que dois setores que estão ganhando mercado são de produtos naturais/veganos e games, então fique de olho nessas oportunidades.
O melhor investimento vai depender da sua estratégia.
Optando por um dropshipping nacional, os custos com frete, entrega e logística são mais acessíveis. Além disso, a negociação pode ser feita em reais (moeda local). Outra vantagem seria ter um canal de relacionamento com o fornecedor mais próximo e em português.
O fornecedor também tende a repor a mercadoria mais rapidamente, o que garante trocas e devoluções mais rápidas. Entretanto, a concorrência com lojas virtuais já existentes é grande.
Ao optar por dropshipping internacional, os custos com importações, entregas e fretes são maiores, o que pode acarretar um valor maior do produto, pois terá que colocar estes custos no preço final. E a mercadoria demora a chegar.
Porém, há uma grande variedade de lojas espalhada pelo mundo, e geralmente estas empresas internacionais já possuem uma experiência nativa em dropshipping.
Caso o produto venha diretamente do fornecedor e seja extraviado no caminho o trabalho para reaver e os custos são altos, o que pode gerar um certo descontentamento por parte do cliente e desconfiança em não comprar mais na sua loja.
Alguns fornecedores e algumas plataformas de dropshipping internacionais não oferecem rastreamento do produto, o que também pode dificultar sua comunicação com o cliente.
No fim das contas, as funções são as mesmas, os mecanismos de vendas idem. O que pode diferir um do outro é a plataforma onde vendê-lo.
O melhor fornecedor de dropshipping é aquele que vai atender sua demanda, entregar o produto no prazo certo e te atualizar sobre estoque e lançamentos de novos produtos. É quem vai negociar com você os melhores preços para atacado.
Vende melhor quem compra com melhores condições, por isso procurar por taxas menores irá influenciar no seu planejamento financeiro.
Se for um fornecedor internacional, saiba quem oferece as melhores taxas de importação e cumpre o prazo de entrega.
Investigue também a reputação de ambos e quais terceirizados trabalham com eles, como as transportadoras, por exemplo. Dessa forma, você assegura que seu cliente receberá o que comprou sem avarias.
A escolha destes fornecedores será fundamental para o desenvolvimento e crescimento do negócio. Aprenda com outros e consulte a reputação do seu fornecedor.
Fazer com que os clientes comprem na sua plataforma vai depender primeiramente de como atraí-los e quais as estratégias de marketing que vai usar para isso.
A vitrine da sua loja deve estar atraente, com fácil navegação e busca para que o cliente encontre mais facilmente o que deseja.
O cadastro e descritivo dos produtos é outro fator importante para deixar bem claro o que está oferecendo. As fotos devem ser atrativas, destacando qualquer detalhe do produto.
As regras para cálculo do frete e prazo de entregas devem estar junto ao produto para não haver dúvidas e reclamações posteriores referentes à entrega.
Para o pós-venda, crie um programa de fidelização, oferecendo um desconto para a segunda compra.
Na gestão do cliente, tenha o histórico sempre atualizado para, durante a sua comunicação, oferecer abordagem e produtos de acordo com seu perfil.
Com tantas pessoas aderindo ao online, suas chances de realizar boas vendas é grande.
Se optar por trabalhar com uma plataforma que já ofereça os fornecedores cadastrados, a ordem de compra vai automaticamente para o mesmo após finalizar sua venda.
Em uma plataforma própria, a ordem de compra para o fornecedor de dropshipping fica de acordo com o que combinarem. Seja através de um aplicativo ou de uma planilha no final do dia, o que mais importa é que ele recebe no mesmo dia para que possa iniciar os trâmites de despacho.
Vale lembrar que o repasse para o fornecedor se dá somente após a aprovação e confirmação do meio de pagamento.
O fornecedor é o responsável por receber sua ordem de compra quando já aprovado pelo meio de pagamento e encaminhar o produto, cuidando da logística, separação e embalo do produto.
No mesmo dia ou no próximo, emite a NF e despacha com a transportadora ou Correios. Em operações nacionais, o prazo geralmente é de 7 dias, enquanto com fornecedores internacionais o prazo varia de 30 a 60 dias para entrega.
Ainda que os fornecedores façam a entrega, o ideal (e até para manter um bom relacionamento com seu cliente) é que você envie o código de rastreio para ele poder acompanhar o status de entrega.
Vamos citar agora algumas razões pelas qual o dropshipping atrai um grande número de vendedores e vem ganhando muitos adeptos.
Por não ter estoque e não precisar preocupar-se com os produtos, você, vendedor, pode conduzir seu negócio de qualquer lugar. Basta estar conectado a uma rede de internet e possuir um laptop.
Como a variedade de produtos não garante exclusividade, terá que vencer a concorrência com outros atributos.
Assim como em todo negócio, as desvantagens devem ser consideradas.
É preciso uma avaliação de ônus e bônus para saber se realmente esta operação é para você.
As altas taxas de envio cobradas pelos Correios podem ser um obstáculo na sua operação. Algumas regiões não atendidas, por questões de segurança, também fazem com que sua operação tenha um limite de entregas por regiões.
Esta é uma das principais desvantagens do dropshipping.
A remuneração é por comissões e por item, o que gera uma margem pequena se comparado com atacadistas e fornecedores diretos.
O que mais vai consumir sua margem de lucro são as taxas de frete ou alguma condição específica que o produto imponha.
Despesas legais também devem ser consideradas dentro da sua margem de lucro. Investimentos em campanhas de marketing e anúncios também têm de ser considerados e calculados para a retirada de lucro.
Entrar nesta guerra de preços e ser atrativo para seu cliente depende de como vai negociar com seus fornecedores.
Alguns nichos com mais procura podem ter uma concorrência alta, o que vai definir a venda é o preço do produto.
Por ser um modelo rápido de começar sem muito custo, muitos varejistas tem aderido a esse mercado.
A concorrência no e-commerce, em geral, já está alta. São lojistas e grandes marcas do varejo nesse mercado, e para se destacar no dropshipping o ideal é buscar fornecedores que ainda não tenham uma abertura de negociação com estes lojistas e grandes varejistas.
Busque por produtos diferenciados e que tenham boa procura na internet.
As regras de repasse do seu fornecedor para você e seu cliente devem ser claras. A falta de comunicação pode acarretar reclamações por parte dos compradores.
O controle de estoque é o principal fator que pode gerar ruídos nesta comunicação. Cancelamento de pedidos devem ser comunicados imediatamente ao seu fornecedor.
Se já possui um software de gestão no controle de pedidos, isso ajudará na comunicação em tempo real.
Para fornecedores internacionais o trâmite da comunicação deve ser baseado nas regras que definiram ao fecharem o fornecimento das mercadorias.
Você é quem estará diretamente em contato com o cliente. Afinal, ele comprou da sua plataforma, então todo e qualquer problema na comunicação com o cliente é você quem resolverá.
O dropshipping é um modelo de negócio de vendas online como qualquer outro.
Há quem diga que lucrar com esta modalidade sem pagar impostos sobre a venda é uma prática ilegal.
Os termos de negociação tem validade jurídica assim como em qualquer operação, portanto a necessidade é de ficar atento com quem vai negociar. Vale a consulta a um advogado.
O lojista é apenas um intermediário sobre a negociação, e cabe aqui um adendo jurídico e contábil para que se encaixe nesta formalização de trabalho. O próprio dropshipping não tem uma regulamentação específica, sendo visto como intermediador de negócios e previsto na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Cumprindo todas as leis fiscais e contábeis e atuando dentro da lei, já pode trabalhar como intermediador.
FONTE: https://www.hostgator.com.br/guias/dropshipping/
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